

O mangá, porém, não tem o mesmo enredo, só aproveitando o "universo" de Blue Dragon, onde foi criada uma história voltada para um público mais adulto — o mangá é recomendado para maiores de 16 anos — e uma história mais densa, lançada nas páginas da Shonen Jump e desenhada pelo famoso Takeshi Obata, de Death Note, Bakuman e Hikaru no Go.
O herói Ral é um garoto que, ainda bebê, foi possuído por Grad, uma sombra — criatura diabólica que pode se apossar de um ser vivo através de sua sombra, controlando assim sua mente e corpo. Com medo da criatura que havia se apossado de Ral, trancaram-no numa escura redoma para que a sombra não pudesse atacar ninguém. Durante esta “prisão”, Ral teve aulas com uma professora chamada Mio. Após 15 anos aprisionado, ele é libertado e, por confiarem em Grad, defende o castelo onde viveu do ataque de várias outras sombras e, assim, pela primeira vez Ral vê o mundo. Em uma rápida batalha, vê-se Grad como um imenso e poderoso dragão azul.
Depois de vencer os espíritos que atormentavam o reino, o garoto se revela um assanhado, pois fica correndo atrás de um rabo-de-saia o tempo todo após descobrir as mulheres. Com medo, todos do reino ficam desconfiados de todos, pois qualquer um pode ser um portador de uma sombra maligna. Para dar um fim nisto, Ral reúne alguns aliados e sai em uma aventura com a finalidade de exterminar os maléficos planos de Opsquria/Lady Bira, a rainha e líder das sombras. Não perca a incrível saga de Ral e seus amigos lançadas pela JBC mensalmente no valor de R$ 10,90 cada.
Dados técnicos
Blue Dragon RalΩGrad mantém o padrão dos mangás da Shonen Jump que a editora JBC tem com títulos como Hunter X Hunter, Hikaru no Go e Death Note, com o tamanho de 13,5 cm por 20,5 cm e sendo mais um dos ilustres trabalhos do desenhista Takeshi Obata a chegar ao Brasil. O mangá foi lançado em formato tankōbon (conforme a compilação no Japão com média de 200 páginas).
Tendo em vista as histórias da Shonen Jump, RalΩGrad tem uma história bastante curta, de apenas quatro volumes, devido a problemas contratuais com as empresas responsáveis pelo anime e pelo jogo.